Página inicial > Últimas notícias > Aquisição de imóvel

Aquisição de imóvel

IFSULDEMINAS - Campus Machado recebe doação de imóvel onde funcionou o antigo Instituto Brasileiro do Café

imovelmachadoAssinado, no dia 20 de abril, o contrato de doação do imóvel que pertenceu ao antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), localizado em Machado, na Rua Dom Hugo com Praça Antônio Cândido. Com a assinatura do documento, feita pelo reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Marcelo Bregagnoli, o local deixa de ser da União e passa a pertencer ao Campus Machado.

O ato de assinatura ocorreu em Belo Horizonte, na sede da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), onde participaram o superintendente Rogério Veiga Aranha, o reitor e o diretor-geral do Campus Machado, Carlos Henrique Rodrigues Reinato. Com área pouco maior a mil metros quadrados, o terreno possui um prédio de 533 metros quadrados e foi avaliado em R$ 1,14 milhão.

Com a doação, é de direito do IFSULDEMINAS todo o domínio, ação, servidão ativa, senhorio e posse do imóvel. Foi estabelecido o prazo de quatro anos, a contar da data de assinatura do contrato, para que o Instituto cumpra o encargo. Após o prazo, no caso de não cumprimento da finalidade da doação, reverterá automaticamente o imóvel à propriedade da União, independentemente de qualquer indenização por benfeitorias realizadas.

Ações para comunidade

O Campus Machado tem por objetivo utilizar as instalações do antigo prédio do IBC para promover ações que beneficiem a comunidade do município e região, por meio da oferta de cursos de alfabetização, orientação sobre empreendedorismo e cooperativismo, alimentos, informática, administração entre outros. Será montado também, no prédio, um Museu de Ciências Naturais, com exposição para o público externo.

Além disso, o campus buscará ampliar as ações de cunho social, como a parceria realizada com a Associação Resgatando Vidas para uso comum das instalações. Criada em março de 2012, a entidade atua em projetos sociais de apoio à criança e ao adolescente.

De acordo com diretor-geral do Campus Machado, Carlos Henrique, a aquisição do local “é um importante passo que o campus dá para o desenvolvimento de suas ações sociais”. “O prédio está localizado no centro da cidade. Assim, poderemos aproximar ainda mais o Instituto da comunidade.Todas as ações terão impacto direto no campus, mas, principalmente, no município e nas cidades vizinhas, com a geração de empregos diretos e indiretos, aquisição de bens, além da qualificação profissional, pesquisa e extensão, que renderão frutos a médio e longo prazo”, declarou.

Texto: Ascom Reitoria
Fotos: Ascom Campus Machado