Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Combate ao Tabagismo

Palestras, exposições, exibição de vídeos educativos foram algumas das ações de conscientização sobre o combate ao fumo

Nessa última segunda-feira, 29 de agosto, foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao fumo. E, para aproveitar a data, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) realizou ações de conscientização na Reitoria e nos campi, sobre os riscos causados pelo tabagismo. As atividades fazem parte da Campanhafoto15 “#De bem com a vida", que tem como plano de ação propostas de trabalhos para apromoção da saúde e prevenção ao uso de drogas. Já foram realizadas palestras com os pais dos estudantes, debates, panfletagem de cartazes, entre outros. O plano é de fluxo contínuo, com propostas de trabalho durante todo o ano. É coordenado pela Diretoria de Gestão de Pessoas, por meio da coordenação de Qualidade de Vida.

Na Reitoria, na última sexta-feira, 26 de agosto, os servidores receberam a médica Sílvia Mara Tássio, otorrinolaringologista e médica do Núcleo de tratamento do Tabagismo da Prefeitura de Pouso Alegre. Mesmo aqueles que não são tabagistas participaram, pois podem se tornar multiplicadores em prol dessa ação.

No bate papo, a doutora explicou sobre os riscos causados tanto para quem fuma, quanto para os fumantes passivos, mostrou dados e doenças causadas pelo uso do tabaco. Ela comentou que, “o grande risco do cigarro em si não é somente o câncer, muitas vezes ele é nossa maior preocupação, mas há muitas outras doenças causadas pelo uso do cigarro, como infartos, doenças respiratórias, osteoporose. Outra questão é que o fumante não se preocupa com quem está dentro de casa. O fumante passivo corre muitos riscos e não só as pessoas, mas também os animais domésticos”.

Para aqueles que procuram um tratamento, ela deixou uma dica importante, “quem quer se tratar precisa entender que trata-se de uma doença. O fumante não para por falta de força de vontade ou por ser fraco, mas assim como outras doenças, para romper com o hábito de fumar também é preciso um tratamento adequado. Em Pouso Alegre, temos o Centro Municipal de Tabagismo, que fica próximo a rodoviária (Avenida Levino Ribeiro do Couto, 55), com atendimento das 8h às 17h. Nossa equipe é multidisciplinar, atendemos com médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas. Nosso telefone é (35) 3449-4174”.

Um dos membros da Comissão da Campanha "#De bem com a vida" e coordenador do setor de Qualidade de Vida do Servidor, João Paulo Espedito Mariano destacou que a ação foi bem recebida por todas os colaboradores. “O que mais chamou nossa atenção foi a disposição de todos em assistir e participar. Isso é muito bom! Conseguimos oferecer um bate papo aberto, sem imposição, onde quem quisesse participar seria muito bem vindo, pois o público-alvo não seriam apenas os tabagistas, mas todos aqueles que convivem com eles. Informações sobre esse assunto deveriam ser do conhecimento de todos. Esperamos que a ação produza os efeitos desejados, através dos multiplicadores capacitados nesse dia. Conhecimento também é qualidade de vida!”, concluiu.

Ações nos campi

foto1 1O Campus Machado mais uma vez entrou na luta contra o tabagismo. Na última semana, desde o dia 23 de agosto, a escola, por meio da Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando, desenvolveu uma série de ações em comemoração a 29 de agosto, data em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Para isso, foi aplicada uma pesquisa com o objetivo de quantificar o número de fumantes existentes na instituição e verificar por que iniciaram esse hábito. Também foram realizadas panfletagem, palestras e um concurso de desenho sobre a campanha 2016. O melhor desenho, escolhido pelo CGAE, ganhará uma cesta de produtos da Cooperativa Escola.

Além disso, um estande foi montado ao lado do refeitório para o trabalho das enfermeiras, da assistente de alunos Flávia Sales Siqueira, e das 30 estudantes envolvidas. Também, durante o almoço, foram exibidas imagens de conscientização contra o cigarro. Segundo os organizadores, o público-alvo foram os alunos e demais funcionários da instituição.

A estudante do técnico em alimentos Tassielen Ventura, 17, disse que a mãe é fumante e que vários colegas na escola também tem o hábito. “Assim, participando, posso ajudar na conscientização de todos eles, evitando o mal que ocorre com os fumantes ativos e passivos”. Luana Maria Bento Silva, 17, também do técnico em alimentos, disse que seus pais são fumantes e que ela, como tem bronquite, sofre com isso. “Além disso, o cheiro do cigarro é horrível”, destacou.

Em Passos, as atividades foram realizadas nessa segunda-feira, 29 de agosto. Durante os intervalos da manhã e da noite, no restaurante do campus, foi realizado o “enterro simbólico do cigarro” com o intuito de pontuar quantas pessoas já morreram e adoecem em razão do hábito de fumar. Andréa Cristina Alves, professora do curso de Enfermagem, realizou a leitura de um texto que expôs aos presentes a importância do Dia Nacional de Combate ao Fumo, as doenças causadas pelo uso contínuo do cigarro, o perigo para os chamados fumantes passivos, a dependência similar àquela provocada pela cocaína, a possibilidade de recuperação e a Lei Antifumo (lei nº12.546/11). E, ainda, murais informativos foram colocados em locais de circulação de toda comunidade acadêmica, como forma de sensibilização.

No Campus Poços de Caldas, também no dia 29, alunos e servidores prestigiaram a exposição "Tabaco - caminho sombrio". A iniciativa aconteceu sob a foto2organização das servidoras Celma Barbosa e Daniela de Figueiredo. Ao chegarem à entrada do auditório do campus, os visitantes da exposição tiveram acesso a um túnel escuro onde foram exibidos vídeos sobre as consequências do fumo, tais como diversos tipos de câncer, derrame cerebral, impotência sexual, hipertensão e mudanças na aparência e na voz.

Os vídeos também apontaram para os riscos aos fumantes passivos, que são praticamente os mesmos riscos dos fumantes ativos, além de estatísticas sobre o número de fumantes no Brasil. E apresentaram depoimentos de doutores e de pessoas que tiveram suas vidas condenadas pelo uso do tabaco. Quem passou pela exposição ainda conferiu imagens montadas sobre um esqueleto que direcionavam para os danos do cigarro, ouviu as orientações da enfermeira Celma e pôde levar para casa alguns folhetos educativos doados pelo Programa Municipal de Controle ao Tabagismo.

Ao final da exposição, cada visitante opiniou por escrito sobre o que viu. De acordo com Natália Lago, aluna do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, o evento foi bem interessante: “uma exposição chocante, eu não pensava que o cigarro era tudo isso e que ele causava tantas coisas ruins, mas, durante a exposição, os depoimentos e os vídeos me deixaram impressionada com todas as doenças causadas pelo cigarro”. Segundo José Francisco, aluno do curso de Engenharia de Computação, foi muito educacional e importante: “eu nunca fumei! Vendo as consequências, eu tenho certeza de que nunca vou fumar. Achei importante, principalmente, para os alunos dos cursos Técnicos Integrados, para já terem uma noção do quanto o cigarro é prejudicial.”

foto1As organizadoras do evento destacam que a exposição foi um sucesso. “Teve aluno que assistiu duas vezes e que trouxe o colega para ver. Outros vieram justamente porque fumam. Prestaram atenção e fizeram comentários durante os vídeos. Foi muito legal”, comentou Daniela. “Nosso objetivo foi o de apenas expor cenas impactantes sobre as consequências do tabaco, mas a avaliação e a escolha são de cada um. Quisemos fazer com que as pessoas, por si mesmas, buscassem a informação e também mostrar que o cigarro, apesar de ser uma droga lícita, é tão destrutiva quanto as outras”, finalizou Celma.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações dos campi
01/08/2016

registrado em:
Fim do conteúdo da página