Capacitação pela Enap

Servidores do IFSULDEMINAS e de instituições públicas regionais são capacitados na área de Gestão de Pessoas

"Gestão de pessoas: fundamentos e tendências". Esse foi o tema do segundo curso ofertado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Servidores da Reitoria, dos campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Carmo de Minas e das instituições UNIFAL, UNIFEI, EsSa, Exército e da Prefeitura de Cambuí participaram da capacitação nesta semana, entre os dias 23 e 25 de agosto.

foto1

Ministrado pela professora Glaucia Bernardes Guarany, da Fundação Fiocruz, ligada ao Ministério da saúde, o curso teve duração de 21 horas. A diretora de Gestão de Pessoas, Beatriz Glória Campos Lago, e a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal, Regiane Magalhães, representaram o IFSULDEMINAS, recebendo os participantes no primeiro dia.

Beatriz Glória enfatizou que toda capacitação realizada é uma ferramenta de melhoria para os processos e modelos de gestão. “É importante os servidores estarem envolvidos na dinâmica de transformação e proposição de mudanças e paradigmas. Agradeço a todos os participantes, a disponibilidade da professora Gláucia Guarany, ao Campus Pouso Alegre e a Unidade Unincor/Endex de Pouso Alegre que nos apoiaram na realização dessa ação”.

Sobre a capacitação

Um dos objetivos da capacitação foi tratar sobre a Gestão de pessoas e seus processos. Alguns dos tópicos trabalhados foram: identificar problemas e desafios da área no setor público; analisar o processo evolutivo da Gestão de pessoas na administração pública federal; discutir conceitos e a transformação do mundo do trabalho; identificar os fatores organizacionais que impactam a Gestão de pessoas; analisar a aplicação do modelo de gestão de pessoas nos processos de planejamento da força de trabalho, recrutamento e seleção de pessoas, capacitação e desenvolvimento profissional e gestão do desempenho; fatores organizacionais que impactam a gestão de Pessoas entre outros.

foto2A professora Glaucia Bernardes explicou que ser agente de mudança é o papel vital defendido e disseminado pela ENAP, que espera isso dos servidores capacitados pela escola de governo. “Há todo um conhecimento construído, sistematizado e que é difundido pelo Brasil nas três instâncias públicas (federal, estadual e municipal), com objetivo final de modernização da gestão pública na busca pela melhoria contínua da qualidade nos serviços prestados ao cidadão. Os cursos são um espaço que oportuniza aos servidores o acesso a novos conhecimentos, por meio de muita reflexão crítica e prática em sala de aula, repensando sua dinâmica laboral e o motivando a melhorá-la”, concluiu.

Para a servidora da Unifal, Rúbia Vasconcelos, o curso foi bom, principalmente no sentido de motivar o profissional da Gestão de Pessoas a manter a capacitação continuada, “As experiências trocadas pelos servidores dos diferentes órgãos presentes no curso, como os trabalhos realizados em gestão do conhecimento, cultura, clima organizacional e também a percepção dos pontos críticos da Gestão de Pessoas e as possibilidades de solução dos problemas que sempre passam pela necessidade de capacitação foram muito bons. A importância é reconhecer a necessidade de refletir sobre os processos de Gestão de Pessoas para poder mensurar a maturidade dos fatores no contexto organizacional e propor melhorias”.

Já para a gerente de Gestão de Pessoas do Campus Machado, Bruna Gonçalves, o curso foi produtivo pois, além do conteúdo adquirido, foi possível trocar experiências entre os participantes de outras instituições. “A iniciativa da DGP é muito importante, ainda mais para a área de Gestão de Pessoas, principalmente nos campi que não possuem tanta oferta de cursos. Achei o conteúdo atual e dinâmico, propõe um olhar diferenciado em relação a gestão estratégica de pessoas".

Parceria com a Enap

A parceria com a Enap faz parte do acordo de cooperação técnica firmado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em abril deste ano. Neste acordo, a Escola Nacional de Administração Pública estende o Programa Enap em Rede – capacitando servidores às instituições da Rede Federal. O projeto existe desde abril de 2015 e é um aperfeiçoamento do Programa de Parcerias criado em 1996.

A iniciativa é uma estratégia de oferta descentralizada de capacitações da Enap, por meio de cursos de desenvolvimento técnico e gerencial. O objetivo é alcançar os servidores públicos do Executivo Federal distribuídos no território nacional e, complementarmente, os servidores dos executivos estaduais e municipais. O Enap em Rede conta com a participação de Escolas de Governo (estaduais e federais) e Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, estando presente nas 27 unidades federadas do país.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
Fotos: Diretoria de Gestão de Pessoas - Reitoria