Vacinação na Reitoria

Servidores da Reitoria do IFSULDEMINAS são imunizados contra a gripe

IMG 3112Na última quarta-feira, 21 de junho, a Coordenação de Qualidade de Vida, da Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) promoveu uma campanha de vacinação contra a gripe para todos os servidores e colaboradores da Reitoria. Ao todo, 61 pessoas foram imunizadas. Essa foi a segunda ação de vacinação realizada neste ano. A primeira aconteceu no dia 29 de março e ofereceu imunização contra Difteria e Tétano e Hepatite B. As ações sempre ocorrem em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Pouso Alegre, que desta última vez foi representada por duas enfermeiras.

De acordo com o médico do Instituto, Edson Luiz de Lima, “a ação é importante, pois ajuda a todos na conciliação de sua saúde com seu tempo disponível, que é a preocupação e intuito da Coordenação de Qualidade de Vida”.

Gripe ou Influenza

A Gripe ou Influenza é uma infecção respiratória causada por vírus e tem aumento no número de casos durante as estações climáticas mais frias. Essa doença inicia-se em geral com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre dura em torno de três dias, enquanto a tosse se mantém em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar.

Devido aos sintomas em comum, pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado. Para evitar a gripe ou a sua transmissão, é necessário tomar medidas preventivas como: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, banco, maçaneta etc.). Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física. A vacinação contra Influenza é a intervenção mais importante na redução do impacto dessa doença e é uma componente chave para a Organização Mundial de Saúde controlar a circulação do vírus.

Texto: Coordenação de Qualidade de Vida
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS