Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PROGEP > Vacinação de servidores

Vacinação de servidores

Reitoria do IFSULDEMINAS promove campanha de vacinação aos servidores e terceirizados

Ontem, 29 de março, os servidores e colaboradores da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas participaram de mais uma etapa da Campanha de Vacinação promovida pela Diretoria de Gestão de Pessoas/Coordenação de Qualidade de Vida da Reitoria. A ação também foi estendida aos servidores do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Todos foram convidados a trazerem seus cartões de vacinação para conferência das doses. A campanha dessa semana preveniu contra difteria, tétano e hepatite B. A última etapa de imunização contra essas doenças foi realizada em 2015. O objetivo da ação é ajudar os colaboradores a manterem em dia a carteirinha de vacinação.

Uma equipe de enfermeiras da Secretaria de Saúde de Pouso Alegre esteve na Reitoria para aplicar as doses. É importante facilitar o acesso à imunização pois muitos colaboradores acabam deixando os cuidados com a saúde de lado, seja pela falta de tempo ou mesmo por não se lembrarem. De acordo com o Coordenador de Qualidade de Vida do Instituto, João Paulo Espedito Mariano, muitos servidores e colaboradores ingressaram na instituição após 2015, quando ocorreu a última campanha. Ele ainda ressaltou que haverá outras ações ao longo do ano.

Hepatite B

A vacina contra o vírus da hepatite B está indicada para TODAS as pessoas, num esquema de 3 doses, sendo a primeira dada nas primeiras horas de vida, a segunda entre 1 e 2 meses em relação à primeira dose, e a 3ª dose 6 meses após a primeira. Não há necessidade de reforço. A eficácia da vacina contra a hepatite B é superior a 95%, podendo ser menor em populações especiais, como obesos, diabéticos, pacientes com insuficiência renal crônica, entre outras situações clínicas.

A vacina para hepatite B faz parte do calendário de vacinação nacional e é obrigatória.

Difteria e Tétano

Os adultos que nunca foram vacinados contra tétano (grande parte da população adulta nunca foi, ou desconhece que tenha sido vacinada) deve receber três doses da vacina dupla de adulto (dT) para proteção contra o tétano e a difteria. O esquema padrão de vacinação (indicado para os maiores de sete anos) preconiza um intervalo de um a dois meses entre a primeira e a segunda dose e de seis a doze meses entre a segunda e a terceira dose, no intuito de assegurar elevados títulos de anticorpos protetores por tempo mais prolongado. Admite-se, entretanto, que a vacinação possa ser feita com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. Depois de completada a série de três doses, é necessário apenas uma dose de reforço a cada dez anos, para manter a proteção adequada.

Como qualquer outra vacina, podem ocorrer reações mas são habitualmente brandas. As mais comuns (dor, vermelhidão e induração) são relacionadas ao local de aplicação da vacina, que é intramuscular. Eventualmente, pode ocorrer febre nas primeiras 72 horas após vacinação. Reações alérgicas graves (anafilaxia) são raras.

Texto e Fotos: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria com informações do Ministério da Saúde

Data: 30/03/2017

registrado em: