Entrega à Comunidade

Comunidade acadêmica, autoridades do instituto e do município participam da solenidade de entrega de diversas obras do Campus Pouso Alegre

No auditório do Campus Pouso Alegre, autoridades ocupam a mesa de honra.Na tarde desta quarta-feira, 21 de junho, o Campus Pouso Alegre recebeu autoridades, comunidade acadêmica, reitor, pró-reitores e diretores dos campi para a cerimônia de inauguração das obras da unidade onde funcionarão parte do administrativo, biblioteca, almoxarifado e garagem.

O investimento de aproximadamente R$ 3 milhões permitiu a construção dos prédios em uma área de 2.900 metros quadrados. A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional foi a responsável pela fiscalização das obras. Tudo ocorreu dentro do cronograma estipulado previamente. O almoxarifado/garagem é a obra mais recente, ocupa 1.000 metros quadrados de construção e foi finalizada em julho de 2016. A Biblioteca concluída em 2013 foi homenageada com o nome "Paulo Freire" e conta com um acervo de mais de 8.600 itens. São livros, artigos, periódicos, DVDs, materiais on-line, dentre outros para subsidiar a pesquisa de estudantes e docentes. O bloco administrativo foi finalizado em 2014 e a estrutura abriga as salas de professores e de coordenadores de curso, o gabinete da direção, setores como o Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação, Gestão de Pessoas e Assessoria de Comunicação, além dos departamentos administrativo e pedagógico, com suas respectivas ramificações.

“Os projetos desses edifícios foram desenvolvidos tendo como premissa a sustentabilidade. Levou-se em consideração a eficiência da iluminação natural para a redução do consumo de energia e a aplicação de materiais para reduzir a produção de resíduos”, contou o diretor-geral do campus, professor Marcelo Bottazzini, durante a cerimônia de inauguração. Ele relembrou a história de implantação do campus desde o seu funcionamento em um galpão no Centro de Pouso Alegre até a transferência para as atuais instalações. Falou das dificuldades enfrentadas por toda a comunidade escolar e parabenizou os servidores pelo empenho para que as obras acontecessem visando sempre a economia de recursos públicos.

Autoridade corta a faixa da inauguração na frente de um dos prédios junto ao reitor do Instituto.Com os recursos destinados à expansão da Rede Federal, no valor de R$ 12 milhões, foram executados os projetos do Brasil Profissionalizado, conjunto de edificações básicas do Campus Pouso Alegre, Bloco da Engenharia Civil, prédio administrativo, a nova biblioteca e o edifício almoxarifado/garagem. Também foram executadas as obras de urbanização do restante da área do campus e instaladas as redes de fibra óptica para integralização de todos os edifícios e iluminação externa.

“Em um momento de crise moral e ética que vivemos em nosso país, com a corrupção entranhada em esquemas criminosos, envolvendo agentes públicos e grandes empreiteiras, modéstia a parte, podemos servir até de modelo de correção e exemplo de administração pública, pois nossas obras custaram menos do previsto nos processos licitatórios. Nos casos específicos dos edifícios administrativo e biblioteca, os custos ficaram 10% abaixo do contratado. Uma economia de R$ 250 mil que retornou aos cofres públicos. Nossas obras foram executadas com um custo inferior a R$ 900,00 por metro quadrado, uma cifra baixíssima”, mencionou Botazzini.

O vice-prefeito Paulo Valdir Souza esteve presente na cerimônia e falou sobre a importância dos prédios inaugurados. “Não há dúvidas de que esses novos e modernos prédios proporcionarão uma melhoria na prestação de serviços do Instituto Federal, pois facilitarão o trabalho do corpo administrativo desta instituição, o que refletirá, de forma impactante, na melhoria da qualidade do ensino, com reflexos benéficos a toda comunidade de nossa região”.

Novos Projetos

Atualmente, o Campus Pouso Alegre oferece três cursos técnicos na modalidade subsequente, três cursos integrados ao ensino médio, quatro graduações e duas especializações. Hoje são 1.200 alunos, 60 docentes e 43 técnicos administrativos. No próximo semestre, a instituição passa a oferecer também os cursos técnicos em Logística, Gestão da Qualidade e Análises Químicas na modalidade de Educação a Distância (Programa MédioTec) em 40 cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Ao todo, serão 2.200 vagas.

Segundo o diretor do campus ainda existem outras demandas que surgiram a partir de consulta popular, tais como a Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Arquitetura.  Mas para que essa expansão ocorra é necessário o apoio do Poder Público na destinação de áreas para a ampliação do campus. “Também gostaríamos de ver implantado o Polo tecnológico para atender às demandas das cadeias produtivas com inovações tecnológicas tão necessárias para o desenvolvimento de nosso país. Temos urgência em construir o Bloco da Engenharia Química para atender às necessidades do curso e, ainda, um estacionamento para abrigar os veículos dos alunos e visitantes que vêm ao campus diariamente”.No púlpito, o reitor do IFSULDEMINAS fala ao microfone.

Presente à inauguração, o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, anunciou que será feita a licitação para o Bloco da Engenharia Química que será construído com recursos da reitoria e do campus Pouso Alegre e reforçou o pedido de apoio da prefeitura e da Câmara para a ampliação das atividades da escola. “Brasil afora, devido à crise no país, fala-se em fechamento de unidade. No IFSULDEMINAS falamos em ampliação de vagas, frente de trabalho e abertura de obras, porque aqui há planejamento e comprometimento com a comunidade, com nossos alunos, com o nosso país”. Após a cerimônia no auditório do campus, os presentes seguiram para uma visitação aos prédios inaugurados.

Texto e fotos: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre

Revisão: Ascom/IFSULDULDEMINAS - Reitoria