Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Investimento em Laboratório

Investimento em Laboratório

IFSULDEMINAS investe na estruturação do Laboratório de Engenharia Química do Campus Pouso Alegre

equipamentos de quimica 8O Campus Pouso Alegre conta com uma nova estrutura para o Laboratório de Engenharia Química da unidade. A aquisição de 23 bancadas experimentais e de diversos equipamentos como fenômeno de transporte, operações unitárias, reatores químicos e bioquímicos, termodinâmica e controle de processos permitirão aos alunos do curso de Engenharia Química participarem de aulas mais dinâmicas. Além disso, eles terão contato com as operações e processos realizados no dia a dia das indústrias, promovendo uma formação mais sólida e a observação prática dos principais conceitos discutidos nas disciplinas teóricas.

Em 2016, os investimentos realizados para a estruturação do laboratório somaram mais de R$ 1 milhão e meio de reais. Para que as aquisições fossem possíveis, a Reitoria conseguiu a liberação do recurso via Termo de Execução Descentralizada (TED). De acordo com o reitor da instituição, professor Marcelo Bregagnoli, nos últimos três anos, o Instituto Federal do Sul de Minas sofreu forte redução orçamentária, contudo a gestão sempre buscou recursos extraorçamentários. "Considerando os indicadores institucionais, solicitamos aporte financeiro extra LOA para ações consideradas essenciais. Esse foi o caso do Laboratório de Engenharia Química do Campus Pouso Alegre. Com indicadores em mãos, conseguimos junto à Secretária de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) a liberação de um TED para efetivação do laboratório da unidade". Ele esclareceu que investimentos como esse impactam positivamente na formação dos estudantes e na avaliação do curso, permitindo aos servidores desenvolverem projetos em prol dos arranjos produtivos locais.

Diversas áreas da Engenharia Química serão beneficiadas pela nova estrutura, por exemplo, a área de transmissão de calor. A aquisição de bancadas para estudos dos mecanismos de condução, convecção e radiação de diferentes tipos de permutadores de calor (casco, tubo e placas), evaporador, além de uma bancada para estudos termodinâmicos de soluções auxiliarão os alunos a compreenderem os processos.

Marcelo Bottazzini, diretor do Campus Pouso Alegre, comentou a importância da estrutura para as aulas. “Os laboratórios são capazes de simular a realidade da aplicação dos conhecimentos pelos discentes, no ambiente de trabalho. De modo que, ao terminar o curso, os alunos estejam plenamente capacitados para o desempenho profissional na área da Engenharia Química”, disse.

Na área de controle de processos, uma bancada para estudo do controle das variáveis de processo foi adquirida, proporcionando ao aluno um aprendizado prático dos conceitos de automação dos processos industriais. Uma miniplanta de produção de cerveja proporcionará ao aluno um contato direto com um processo industrial em escala laboratorial.

De acordo com o professor João Lameu da Silva Junior, a estruturação do laboratório foi fundamentada na experiência e conhecimento dos professores do núcleo técnico do curso de Engenharia Química. “Cada um colaborou com sugestões, conforme sua área de atuação. Ao final do processo, contamos com um laboratório que engloba as principais áreas do curso”, explicou.

Para garantir a qualidade do ensino, as aulas práticas nas bancadas didáticas ocorrerão na forma de rodízio, de quatro a cinco bancadas serão utilizadas por período de aula, contemplando grupos de até quatro alunos para desenvolvimento dos experimentos, trocando de bancada na aula seguinte. De modo geral, no máximo 20 alunos por aula realizarão os experimentos, podendo, nestes casos, a turma ser dividida em dois grupos. As disciplinas oferecidas no Laboratório de Engenharia Química, vão do sétimo ao nono semestre do curso.

João ainda explicou que, o laboratório de Engenharia Química do Campus Pouso Alegre pode ser considerado um dos mais equipados laboratórios didáticos do país, devido a grande abrangência das áreas do curso, com a realização dos experimentos relacionados às disciplinas de cinética química I e II, bioengenharia, fenômenos de transporte I, II e III, operações unitárias I, II e III, controle de processos, termodinâmica e processos químicos.

Treinamento para utilização dos equipamentos

equipamentos de quimica 11Após a entrega dos equipamentos, um curso para operação das bancadas didáticas foi promovido pela empresa responsável pelo fornecimento. A atividade teve a duração mínima de três horas por equipamento e teve como principal objetivo a capacitação inicial e conhecimento dos detalhes técnicos e operacionais das bancadas pelos professores que ministrarão as aulas práticas das disciplinas de Engenharia Química, possibilitando o melhor aproveitamento nas aulas.

Participaram do treinamento as professoras Núria Ângelo Gonçalves, Rejane Barbosa Santos e os professores Celso Dias Madureira  e João Lameu da Silva Jr. e Roniérik Pioli Vieria.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Pouso Alegre