Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Renovação de reconhecimento

Renovação de reconhecimento.

Os processos de renovação de reconhecimento de cursos são mobilizados após a publicação do CPC e apresentação da justificativa no sistema e-MEC. De acordo com o fluxo processual estabelecido na Portaria Normativa nº 40, consolidada e republicada em 29 de dezembro de 2010, as avaliações de Renovação de Reconhecimento devem ocorrer depois do resultado oficial do CPC publicado no Diário Oficial da União e disponibilizado no sistema e-MEC e na página eletrônica do Inep.
Essa avaliação é realizada de acordo com o Ciclo do SINAES, ou seja, a cada três anos. É calculado o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e aqueles cursos que tiverem conceito preliminar 1 ou 2 serão avaliados in loco por dois avaliadores ao longo de dois dias.
Com a publicação da Nota Técnica nº 786/2013/DIREG/SERES/MEC, os processos de Renovação de Reconhecimento de Curso passam a ter um fluxo diferenciado do que vinha sendo praticado e distinções quanto ao procedimento, sendo estes sistematizados de acordo com os resultados dos CPC’s divulgados pelo INEP/MEC.

- Protocolo a ser efetuado até 30 dias da divulgação do resultado do Enade realizado pelo curso no ciclo avaliativo;
- Processo no e-MEC iniciado no semestre em que o curso participar do Enade.

- Nota Técnica nº 786/2013/DIREG/SERES/MEC

 - Principais fases do fluxo de curso.

Fim do conteúdo da página