Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Editais EaD
Início do conteúdo da página

Editais EaD

Tire as dúvidas sobre os editais para contratação de tutores e professores para cursos EaD

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) lançou, no mês de janeiro, editais para contratação de profissionais para atuarem como professores e tutores nos cursos da modalidade EaD, na qualidade de bolsistas, através do financiamento da Bolsa Formação. Devido a mudanças no modelo de financiamento da Rede e-Tec Brasil, mantenedora dos cursos técnicos EaD, os editais também sofreram diversas alterações. Confira alguns esclarecimentos da Diretoria de Educação a Distância do IFSULDEMINAS.

Editais para Professores Formadores

Quais campi laçaram editais?

Os campi Machado e Muzambinho lançaram editais para preenchimento de vagas de Professor Formador. São 146 vagas para diversas áreas de formação. Os professores contratados atenderão aos cursos técnicos em Alimentos, Análises Clínicas, Cafeicultura, Informática e Meio Ambiente pelo campus Muzambinho, e os cursos técnicos em Geoprocessamento, Redes de Computadores e Segurança do Trabalho pelo campus Machado.

Inscrições

O edital nº 01 de 12 de janeiro de 2017 para preenchimento de vagas de professores para os cursos do Campus Machado teve seu período de inscrição encerrado no dia 27 de janeiro e o resultado final do processo seletivo deve ser divulgado a partir do dia 10 de fevereiro. Já para o edital nº 2 de 02 de janeiro de 2017, que contempla preenchimento de vagas para professores dos cursos do Campus Muzambinho, as inscrições vão até o dia 3 de fevereiro, sexta-feira. As inscrições, no caso do Campus Muzambinho, podem ser feitas pessoalmente ou via Sedex, desde que postado até a data limite do prazo, ou seja, 3 de fevereiro. O endereço para entrega pessoal ou envio da documentação, bem como toda a lista de documentos obrigatórios e comprobatórios constam no edital, que pode ser acessado aqui.

Candidatos podem concorrer ou o edital se restringe a professores do IFSULDEMINAS?

Qualquer pessoa que cumpra os requisitos mínimos, independentemente de ser ou não servidor do quadro permanente ou temporário do IFSULDEMINAS, poderá participar. Os externos devem estar cientes, entretanto, de que do valor da bolsa serão deduzidos encargos tributários e contributivos, conforme Lei nº 12.816/2013.

É possível concorrer para mais de uma vaga no mesmo edital?

Sim. Entretanto, neste caso, o candidato deve montar um processo (encadernação com a documentação) para cada vaga pleiteada. O candidato também deve estar ciente de que, no período de 1 ano, poderá receber, no máximo, 12 bolsas, sendo uma por mês.

As atividades são desenvolvidas totalmente a distância?

Nem sempre. Na maioria das disciplinas existem aulas presenciais (em média, uma aula por disciplina) e estas devem ser realizadas diretamente nos polos de apoio onde o curso é ofertado, o que gerará necessidade de deslocamento do professor. As aulas são sempre aos finais de semana. A ajuda de custo incide somente sobre o deslocamento do campus até o polo, sendo o que o deslocamento até o campus corre por conta do bolsista contratado.     

Clique e confira entrevista com Diretor de EaD do IFSULDEMINAS, professor Giovane Silva, onde são abordadas algumas dúvidas inerentes aos editais de Professores Formadores: 

– Editais para tutores ou professores mediadores a distância

Quais campi laçaram editais e como faço inscrição?

O Campus Machado lançou edital para professor mediador a distância e o período de inscrições foi encerrado em 27 de janeiro. Já o Campus Muzambinho lançou edital para vagas de Tutor a distância, o edital 3 de janeiro de 2017. As inscrições vão até 3 de fevereiro, sexta-feira, e podem ser feitas pessoalmente ou via Sedex, desde que postado até a data limite do prazo, ou seja, 3 de fevereiro. O endereço para entrega pessoal ou envio da documentação, bem como toda a lista de documentos obrigatórios e comprobatórios constam no edital, que pode ser acessado aquiQualquer pessoa que se encaixe nos pré-requisitos dos editais, independente de serem ou não do quadro efetivo do IFSULDEMINAS.

Qual a diferença entre Tutor à Distância e Professor Mediador à Distância?

O novo manual de gestão da Rede e-Tec trouxe a figura do professor mediador a distância, que é o antigo tutor a distância assumindo novas atribuições e responsabilidades na oferta do curso. Por exemplo, os professores mediadores a distância do Campus Machado deverão participar de reuniões pedagógicas no campus, ministrar aulas presenciais nos polos e assumir outras funções que antes não eram exigidas no tutor a distância. No caso do edital de Muzambinho, os coordenadores de cursos optaram por manter as funções do tutor a distância e o valor da remuneração até, pelo menos, ao final da oferta dos cursos que ainda estão no antigo modelo de financiamento da Rede e-Tec Brasil.

Como é cumprida a carga horária?

A carga horária é de 20 horas por semana e é cumprida totalmente a distância, no caso do edital do Campus Muzambinho. Já os contratados do Campus Machado deverão, eventualmente, participar de reuniões pedagógicas e até mesmo ministrar aulas nos polos aos finais de semana.

No vídeo, o professor Giovane Silva, diretor de EaD do IFSULDEMINAS, fala sobre as principais dúvidas dos candidatos às vagas de tutor a distância e professor mediador a distância:

 

- Editais para tutores presenciais

Quais campi laçaram editais e como faço inscrição?

Os campi Machado e Muzambinho lançaram editais para Tutores Presenciais. No caso de Machado, o período de inscrições foi encerrado em 27 de janeiro. Em Muzambinho, as inscrições vão até 3 de fevereiro, sexta-feira, e podem ser feitas pessoalmente ou via Sedex, desde que postado até a data limite do prazo, ou seja, 3 de fevereiro. O endereço para entrega pessoal ou envio da documentação, bem como toda a lista de documentos obrigatórios e comprobatórios constam no edital, que pode ser acessado aqui.

Como é cumprida a carga horária?

A carga horária é de 20 horas semanais e deve ser cumprida no polo escolhido pelo candidato no ato da inscrição no processo seletivo. Os horários são flexíveis, desde que atendam às necessidades específicas do curso, e podem ser combinados com as coordenações de polo e de curso.

Confira vídeo com professor Giovane sobre dúvidas sobre editais de tutores presenciais:

 

- Edital para Professor Mediador do Prófuncionário

Quais as funções?

O Professor Mediador do Prófuncionário realizará tanto as atividades de tutoria presencial quanto as atividades de tutoria a distância. Confira o Edital. 

Como será cumprida a carga horária?

O professor cumprirá as 20 horas semanais no polo escolhido no ato de inscrição no processo seletivo e dividirá este tempo entre a assessoria presencial e a assessoria remota aos alunos matriculados. Os horários são flexíveis, desde que atendam às necessidades específicas do curso, e podem ser combinados com as coordenações de polo e de curso.

Por que a remuneração é maior?

Para assumir as funções, a remuneração deste profissional teve um aumento considerável em relação às remunerações tradicionais de tutores presenciais e tutores à distância.

Haverá professor mediador à distância?

Não. O professor mediador contratado será responsável por toda a tutoria, seja ela presencial ou a distância. Veja o vídeo com esclarecimento das principais dúvidas dos candidatos a professor mediador do Profuncionário:

Outros esclarecimentos podem ser feitos diretamente no telefone de contato da Diretoria de Educação à Distância: (35) 3449 6261.

Texto: Diretoria de Educação a Distância 

Revisão: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria
01/02/2017

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página