Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Anais da Jornada > Normas para publicação
Início do conteúdo da página

Anais da Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-graduação do IFSULDEMINAS - Normas para Publicação

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

 

Os trabalhos que serão submetidos à conferência da Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-graduação do IFSULDEMINAS devem ser elaborados de acordo com as normas propostas a seguir:

a) No que compete ao conteúdo, os principais critérios avaliados são:

· Qualidade técnico-científica: conceitos corretos, profundidade da abordagem teórica, rigor científico, citação de referências fundamentais para o tema;

· Relevância do tema: importância do assunto e as contribuições do trabalho para a área de conhecimento;

· Apresentação: clareza e objetividade do texto, correção gramatical e ortográfica; adequação às normas de formatação;

· Estrutura: qualidade da estrutura lógica do trabalho, ou seja, a organização dos tópicos que o compõem.

A apresentação do trabalho no dia do evento e a publicação nos Anais da Jornada estão condicionadas à aprovação do seu conteúdo pela Comissão Científica.

b) No que compete à organização do trabalho

O manuscrito deve conter:

* Cabeçalho do evento (conforme modelo disponibilizado na conferência da edição correspondente ao ano atual, no endereço <https://jornada.ifsuldeminas.edu.br/>);

* Título do artigo – máximo de quinze (15) palavras em letras minúsculas, exceto pela primeira letra ou quando as regras de ortografia exigirem.

* Identificação dos autores – Devem ser indicados a instituição/afiliação e endereço eletrônico (e-mail) de todos os autores.

* Resumo –Deve ser coerente e coeso, expondo informações sobre o objetivo do trabalho, materiais e métodos ou metodologia utilizada e síntese dos resultados obtidos. Deverá conter de 1500 a 2000 caracteres com espaço.

* Palavras-chave – utilize de três a cinco palavras-chave (sugere-se que não haja repetição das palavras já utilizadas no título).

O texto pode ser estruturado da seguinte forma:

* Introdução - Deve apresentar a justificativa para a realização do trabalho, situar a importância do problema científico a ser solucionado e estabelecer sua relação com outros trabalhos publicados sobre o assunto.

* Revisão bibliográfica ou fundamentação teórica;

Metodologia ou materiais e métodos - Deve apresentar a descrição do local, a data e o delineamento do experimento, e indicar os tratamentos, o número de repetições e o tamanho da unidade experimental. Os materiais e os métodos devem ser descritos de modo que outro pesquisador possa repetir o experimento. ;

* Análise e interpretação dos dados ou resultados e discussão - Todos os dados apresentados em tabelas ou figuras devem ser discutidos. As novas descobertas devem ser confrontadas com o conhecimento anteriormente obtido.

* Conclusão ou considerações finais - Deve apresentar, de forma objetiva e concisa, as novas descobertas da pesquisa, utilizando verbos no presente do indicativo.

* Agradecimentos (Se houver) - devem ser claros e diretos e conter o motivo do agradecimento.

* Referências – Devem ser listadas todas as referências citadas no corpo do texto, em ordem alfabética e com entrada pelo último sobrenome do autor em letras maiúsculas, conforme a NBR 6023:2002 e 10520: 2002 da ABNT.

c) No que compete à formatação do manuscrito:

Os trabalhos deverão ser concisos e conter entre duas (2) e quatro (4) páginas, incluindo figuras, tabelas e referências.
Configuração de papel A4 (210 x 297 mm);
Margens de 2,5 cm, em todas as dimensões;
Fonte: Arial, tamanho 12;
Espaçamento 1,5 cm entre linhas;
Alinhamento justificado;
Recuo especial na primeira linha de 1,25 cm

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL


DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Os autores, ao submeterem seus resumos à conferência da Jornada Científica, declaram que o referido trabalho é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro evento ou periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaram, ainda, que uma vez publicado no evento, editado pelo IFSULDEMINAS, o mesmo não será submetido a qualquer outro meio de divulgação científica. Autor e coautores cedem os direitos autorais do referido trabalho ao IFSULDEMINAS, e declaram estar cientes de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).

 

SUBMISSÃO DO TRABALHO

 

* Após realizar o cadastro como "AUTOR" em http://jornada.ifsuldeminas.edu.br/, na página de usuário clicar sobre o campo "Nova submissão" para ter acesso ao PASSO 1 da submissão, onde deverá ser selecionada a MODALIDADE (área do conhecimento) do trabalho que está sendo enviado;
* Após verificar se o trabalho está de acordo com as "Diretrizes para Submissão" e concordar com a política de "Direitos Autorais", clicar em "Salvar e continuar";
* No PASSO 2 será feita a "TRANSFERÊNCIA DO MANUSCRITO", quando o autor deve "Escolher o arquivo" que está enviando para avaliação e clicar em "Transferir" e depois em "Salvar e continuar";
* No PASSO 3 - INCLUSÃO DE METADADOS - após inserir os dados do autor que está realizando a submissão, devem ser incluídos também os nomes dos demais autores e/ou coautores, para isso utilize o campo "INCLUIR AUTOR". Atente para a grafia correta dos nomes e também do título do trabalho, pois esses dados são utilizados para gerar o sumário dos ANAIS do evento e também para, posteriormente, emitir os certificados.

registrado em:
Fim do conteúdo da página