Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Institucional > Ouvidoria geral > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Confira as perguntas mais frequentes e tire suas dúvidas.

 1. Em que cidades são oferecidos cursos no IFSULDEMINAS?

O IFSULDEMINAS possui campus nas cidades de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Carmo de Minas (avançado) e Três Corações (avançado).  Também atua na região por meio dos chamados polos de rede, com a oferta de cursos na modalidade Educação a Distância (EAD) e, em alguns municípios, com o ensino presencial. São mais de 40 polos localizados na região Sul de Minas.

2. Que tipos de cursos presenciais o IFSULDEMINAS oferece?

O IFSULDEMINAS oferta cursos superiores (bacharelado, licenciatura e tecnólogo), cursos técnicos de nível médio integrado e subsequente. Além disso, também promove cursos de pós-graduação (especialização, mestrado), cursos de extensão (cursos de formação inicial, Pronatec, etc.) e cursos PROEJA - Educação de jovens e adultos.

3. Quais cursos a distância o IFSULDEMINAS oferece?

Na modalidade a distância, o IFSULDEMINAS oferta cursos técnicos de nível médio e de extensão. O ingresso na modalidade a distância ocorre por meio de sorteio. Como as inscrições dependem da disponibilidade de vagas, os editais com a oferta dos cursos são publicados ao longo do ano.

4. Como faço para estudar no IFSULDEMINAS?

- Cursos técnicos presenciais (integrado, subsequente), o ingresso ocorre via necessário participar do Vestibular. A prova acontece duas vezes ao ano, no 1º e 2º semestre.
- Cursos superiores: o candidato deve prestar o Vestibular, que acontece duas vezes ao ano ou se inscrever no Sisu, após realizar prova do ENEM.
- Cursos técnicos a distância e Proeja, o candidato é submetido a um sorteio.
- Curso de Pós-graduação: Normalmente este processo é dividido em três etapas: prova escrita, entrevistas e análise de currículo.

Todas as formas de ingresso são regidas por editais, publicados previamente no site do IFSULDEMINAS Reitoria e também nos sites dos campi de interesse.

5. O que são ações afirmativas?

Ações afirmativas são políticas sociais de combate a discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero ou de casta, para promover a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais, entre outros. O IFSULDEMINAS adota 50% (cinquenta por cento) das vagas à inclusão social pelas vagas de ação afirmativa para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em escolas públicas, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais.

6. Todos os cursos do IFSULDEMINAS são gratuitos?

Como uma Instituição Federal, todos os cursos ofertados são gratuitos e de qualidade.

7. O que é curso técnico?

É um curso de nível médio que objetiva capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam este curso, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no setor produtivo.

8. Sou aluno do ensino médio (pública ou particular), posso fazer um curso técnico ao mesmo tempo?

Sim, na modalidade concomitante. Neste caso o aluno tem duas matrículas: uma na sua escola (pública ou particular) e outra no IFSULDEMINAS. É necessário ser classificado previamente em vestibular e estar regularmente matriculado no ensino médio em outra escola.

9. Já me formei no ensino médio, posso fazer um curso técnico?

Sim, na modalidade subsequente ou ensino técnico a distancia.  Para se tornar aluno do IFSULDEMINAS é preciso ser classificado previamente em vestibular, ou no caso do ensino a distância ser classificado por meio do sorteio e possuir o certificado de conclusão de ensino médio.

10. Quero ser aluno do IFSULDEMINAS de nível médio e técnico ao mesmo tempo, é possível?

Sim, na modalidade integrada. O aluno, com uma única matrícula, frequenta curso que foi planejado reunindo os conhecimentos do ensino médio às competências da educação profissional. É preciso ser classificado previamente no vestibular e ter concluído o ensino fundamental.

11. O IFSULDEMINAS tem vaga aberta para o meu curso de interesse?

Os cursos do IFSULDEMINAS são ofertados conforme demanda da sociedade. As vagas normalmente são disponibilizadas semestralmente, por meio de vestibular. Porém há situações esporádicas de ofertas de cursos, como no caso dos EAD que podem ser ofertados a qualquer momento do ano letivo dependendo da demanda de vagas.

12. Sou aluno de outra/desta instituição e quero ser aluno (me transferir) do/para IFSULDEMINAS, como proceder?

O interessado deve ficar atento aos editais de transferência. Para preencher as vagas ociosas o IFSULDEMINAS realiza um processo seletivo que possui como critérios: compatibilidade de matriz curricular e análise de histórico escolar. Em alguns casos, ainda, há a aplicação de uma prova escrita. 

13. Quero fazer um curso técnico, porém não moro na cidade, a Instituição possui alojamento?

Alguns campi da instituição (Inconfidentes, Machado e Muzambinho) oferecem alojamento para uma parte de seus acadêmicos, após um processo de avaliação das condições socioeconômica e renda bruta familiar dos interessados.

Critérios para solicitar alojamento

a) estar regularmente matriculado em um dos cursos do IFSULDEMINAS
b) não possuir auxílio moradia do Programa Auxílio Financeiro.
c) realizar sua inscrição dentro do prazo e respeitar o processo estabelecido pelos editais
d) formalizar a inscrição através do preenchimento da Ficha de Inscrição e apresentar a documentação referente à situação socioeconômica da família;
e) comprovar a necessidade de obtenção de tal benefício, mediante comprovação da situação de
vulnerabilidade social, por meio de demonstrativos de renda bruta familiar.
A secretaria do campus em que você deseja estudar sempre estará equipada com informações atualizadas a respeito das vagas e critérios para participar do programa de alojamento

14. Qual a diferença entre: Bacharelado, Tecnologia e Licenciatura?

Bacharelado – O profissional com o grau de bacharel pode atuar de maneira mais ampla no mercado de trabalho, pois os cursos desta modalidade são mais generalistas, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural.
Licenciatura- curso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica.
Tecnológico- curso superior de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que confere ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos.

15. Qual a diferença entre cursos técnicos e tecnológicos?

Curso técnico: Os cursos técnicos oferecem uma visão ampla e rápida de diversas áreas dentro de um curso específico, e tem a finalidade de incluir o aluno rapidamente no mercado de trabalho. É ideal para quem quer começar no mercado de trabalho ou se reciclar.
Curso superior de tecnologia: é um curso de graduação com duração menor que os do tipo bacharelado ou licenciatura. Os tecnólogos obtêm especialização profissional em áreas específicas orientadas ao mercado de trabalho. É preciso ter concluído o Ensino Médio para cursá-lo.
Cursos de Extensão: São cursos de especialização, porém não são especificadamente de pós-graduação já que são ofertados tanto para quem já formou-se quanto para quem está na graduação.

16. Posso estar matriculado ao mesmo tempo em duas instituição de ensino superior?

 A Lei Federal nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, proíbe que uma mesma pessoa ocupe, na condição de estudante, duas vagas, simultaneamente, no curso de graduação, em instituições públicas de ensino superior em todo o território nacional. (Fonte: Lei Federal nº 12.089, de 11 de novembro de 2009). 

17. O IFSULDEMINAS oferece Mestrado?

O IFSULDEMINAS oferece mestrado Stricto Sensu de Ciência e Tecnologia de Alimentos. É o primeiro da modalidade ofertado pelo Instituto. Com duração de 24 meses, as aulas acontecem no Campus Machado. O processo seletivo abrange três etapas: prova objetiva, um plano de trabalho e análise de currículo. Cada etapa vale 100 pontos, que somados totalizam 300 pontos, ou seja, a classificação dos candidatos será realizada pela soma das notas das três etapas.

18. O que é SISU?

Pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação), os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) podem concorrer a vagas ofertadas em instituições públicas de ensino superior participantes do SISU. O IFSULDEMINAS é uma instituição pública de ensino superior participante do SISU, que disponibiliza 70% das vagas para os vestibulandos que escolhem esta modalidade de ingresso.

19. O que é PROUNI?

O Programa Universidade para Todos (PROUNI) é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50%) para cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas de ensino superior. O PROUNI é destinado aqueles que pretendem ingressar em instituições privadas de ensino superior. O IFSULDEMINAS é uma instituição federal e, portanto, não há necessidade do aluno utilizar as bolsas ofertadas pelo PROUNI.

20. Quero trabalhar no IFSULDEMINAS. 

O IFSULDEMINAS possui várias formas de ingresso, porém não possui um banco de dados específico para envio de currículo. As formas de ingresso são por: concurso público para cargos efetivos, processo seletivo para professores temporários e substitutos, bem como via PRONATEC.

21. O que é FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que empresta recurso para o estudante, regularmente matriculado em curso superior presencial, custear seus estudos. Por ser um Instituto Federal, o IFSULDEMINAS não cobra nenhum tipo de mensalidade de seus estudantes, não necessitando o aluno de nenhum tipo de empréstimo financeiro.

22. Quero ser estagiário do IFSULDEMINAS.

O interessado deve ficar atento aos editais que ofertam as vagas para estagiários. A seleção é realizada em três fases: análise do currículo, entrevista e carta de apresentação. As jornadas de trabalho podem ser de 20 ou 30 horas semanais. Esta informação estará descrita no edital que ofertará a vaga, o estágio do IFSULDEMINAS é remunerado de acordo com a carga horária de cada estudante.

23. O que é e como funciona o auxílio estudantil?

O auxílio estudantil é destinados aos alunos que apresentam quadro de vulnerabilidade social e que estejam regularmente matriculados no IFSULDEMINAS. Tanto alunos de cursos presenciais, quanto os à distancia podem receber o auxílio desde que se enquadrem nos quesitos de vulnerabilidade social, apresentando a documentação exigida no edital que irá participar.

24. O que é o auxílio EVACT?

O Evact auxilia o estudante nas despesas com transporte, hospedagem e alimentação em eventos acadêmicos, científicos e tecnológicos que venham a ocorrer fora do Instituto, sejam eles regionais, nacionais ou internacionais, além de proporcionar um desconto de 50% na inscrição do evento. Apenas estudantes regularmente matriculados na instituição podem participar do edital e para isso, deverão enviar a relação de documentos solicitada no edital, dentro do prazo e formas estipuladas.

25. Como faço para me inscrever nos cursos à distância? Quando abrirá edital?

Os cursos a distância do IFSULDEMINAS tem como forma de ingresso o sorteio. Este sorteio é regido por um edital, que por sua vez, é publicado quando há a disponibilidade de vagas , ou seja, pode ser publicado diversas vezes no ano, não tendo uma temporada específica para isto.

26. Por que não consigo acessar o WebGiz?

Como o IFSULDEMINAS possui vários campi, cada um deles possui seu próprio link de acesso ao WebGiz. Basta o aluno acessar o link abaixo e escolher qual o seu campus.

27. Estou interessado em redistribuição/ permuta. Qual devo contactar e como funciona?

Sobre redistribuição e permuta, encaminharemos sua solicitação para o setor responsável (Diretoria de Gestão de Pessoas) e este informará se há a possibilidade.

28. Gostaria de conseguir o certificado do ensino médio pelo ENEM, e a entidade certificadora IFSULDEMINAS, como devo proceder?

Na Inscrição você deve citar que quer utilizar a nota do ENEM para certificação e escolher uma unidade Certificadora (no caso o IFSULDEMINAS).Você deverá obter na prova, 450 pontos em cada área de conhecimento do exame e 500 pontos na redação. Após isto, você deve procurar o Campus no qual solicitou a certificação, munido de toda documentação necessária conforme edital realizando a inscrição. Apresentando a solicitação da certificação, o campus escolhido terá 30 dias para entregar a documentação, que deve ser retirada na secretaria.

29. Formei na instituição a pouco tempo/alguns anos e gostaria de obter meu certificado, como irei conseguir?

Após informações sobre o curso, ano de conclusão, campus e nome completo, encaminharemos seu pedido para o setor responsável, e este verificará a possibilidade da entrega do certificado do aluno.

30. Perdi o prazo de pagamento da GRU do vestibular, posso imprimir a segunda via? Vocês podem me enviar uma segunda via?

De acordo com cada edital, pode-se imprimir a GRU até a data limite publicada oficialmente no edital, e efetuar o pagamento respeitando o horário bancário. Após o prazo limite para impressão e pagamento da GRU, o Instituto não reenviará a guia, ou disponibilizará conta bancária para depósito. Respeitando os prazos previamente publicados e o principio da Igualdade e isonomia.

31. Quais documentos são necessários para minha matrícula e quando incia-se as aulas?

A documentação exigida para cada campus e curso encontra-se no manual do aluno, podendo o interessado também entrar em contato com a secretaria de cada campus para saber maiores informações. A data de inicio das aulas também é uma informação que deve ser apurada pela secretaria do campus que disponibilizará o curso.

32. Me inscrevi na lista de espera do SISU devo comparecer na chamada Oral?

Sim, quem se inscreve na lista de espera do SISU deverá comparecer a chama da oral com a documentação especificada no edital, sob pena de desclassificação do processo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página