Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O Enade é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), normatizados pela Portaria nº 40 de 2007, republicada em 2010. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas da educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade. http://portal.inep.gov.br/enade

No ciclo avaliativo do Sinaes, os cursos superiores de graduação dividem-se em três grupos, tomando como base a área de conhecimento, no caso dos Bacharelados e Licenciaturas, e os eixos tecnológicos, no caso dos Cursos Superiores de Tecnologia. Vale ressaltar que a classificação referida independe da participação deste curso no ENADE. Ou seja, tomando-se como exemplo: um CST em Mecanização Agrícola classifica-se no Grupo Verde, ainda que não tenha sido implantada a prova do ENADE para este curso. Assim, todos os cursos superiores de graduação devem conhecer a qual grupo estão vinculados para a correta observância do marco regulatório.

Grupo VERDE
_ Bacharelados nas áreas de Saúde, Agrárias e áreas afins;
_ CST dos eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

Grupo AZUL
_ Bacharelados nas áreas de Ciências Exatas e áreas afins;
_ Licenciaturas;
_ CST dos eixos tecnológicos: Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.

Grupo VERMELHO
_ Bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins;
_ CST dos eixos tecnológicos: Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer e Produção Cultural e Design.

ENADE 2016 Quadro 2

- Portaria Normativa 2016
Conforme Art. 1o O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade, no ano de 2016, será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos:

I - que conferem diploma de bacharel nas áreas de:
a) Agronomia;
b) Biomedicina;
c) Educação Física;
d) Enfermagem;
e) Farmácia;
f) Fisioterapia;
g) Fonoaudiologia;
h) Medicina;
i) Medicina Veterinária;
j) Nutrição;
k) Odontologia;
l) Serviço Social; e
m) Zootecnia.

II - que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de:
a) Agronegócio;
b) Estética e Cosmética;
c) Gestão Ambiental;
d) Gestão Hospitalar; e
e) Radiologia.

O enquadramento dos cursos de graduação nas respectivas áreas de abrangência do Enade 2016 conforme Art 2º será de responsabilidade das Instituições de Educação Superior - IES, nos períodos de inscrição estabelecidos nos arts. 8o, 9o e 11, conforme orientações técnicas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep.


Legislação
http://portal.inep.gov.br/enade/legislacao-2016

Responsabilidades do coordenador de cursos perante ao ENADE:

- Baixar listagem de alunos regulares (ingressantes e concluintes) através do sistema acadêmico;
- Inscrever os alunos irregulares e regulares no sistema ENADE de acordo com calendário previamente divulgado pelo Inep;
- Lançar as dispensas dos alunos no site do ENADE de acordo com o cronograma previamente divulgado pelo Inep;
- Motivar os alunos a responderem o questionário do aluno e a realizar a prova no dia previamente agendado conforme cronograma do INEP;
- Responder o questionário do Coordenador no site do ENADE de acordo com o cronograma previamente divulgado pelo Inep.

Fim do conteúdo da página