Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Homenagem Campus Machado

Campus Machado recebe homenagem da Assembleia de Minas em comemoração aos seus 60 anos 

Autoridades estão sentadas à mesa de honra do Auditório da Assembleia de Minas Gerais.Na noite desta segunda-feira, 26 de junho, a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) homenageou o IFSULDEMINAS - Campus Machado por seus 60 anos. A cerimônia aconteceu em Belo Horizonte e contou com a presença de diversas autoridades, bem como de 70 servidores da instituição, membros do Poder Executivo e vereadores da cidade. O deputado Ivair Nogueira presidiu a cerimônia, representando o presidente da ALMG, Adalclever Lopes. Também participaram os deputados Ulysses Gomes, autor da indicação para a homenagem, e Dalmo Ribeiro. Foram convidados para compor a mesa de honra o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Breganoli; o diretor-geral do Campus Machado, Carlos Henrique Rodrigues Reinato; o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha; o prefeito de Machado, Julbert Ferri de Morais; o presidente da Câmara Municipal, Erivelto Ângelo dos Santos; o Desembargador Reynaldo Ximens Carneiro; e o padre Pedro Alcides de Souza.

O diretor do Campus Machado fala ao microfone durante seu discurso.O diretor Carlos Henrique, representando toda a comunidade acadêmica, recebeu uma placa pelo reconhecimento histórico. Em seu discurso, agradeceu a Assembleia e a todos os que prestigiaram a noite. Destacou o papel desempenhado pela instituição no sul de Minas, na formação profissional de milhares de jovens, bem como pelo que a instituição representa no desenvolvimento da pesquisa de ponta e da extensão junto à sociedade. “É uma honra ter o campus reconhecido pela Casa do Povo. Hoje é um dia muito feliz e que só aumenta nossa responsabilidade como gestores”.

Odair Cunha, secretário de Estado de Minas Gerais, reconheceu a importância do momento. "São 60 anos de dedicação a uma causa. Machado fez a diferença e mudou a vida de milhares de pessoas em todo país. O campus enriquece muito nosso povo, a nossa gente”.

O deputado estadual Ulysses Gomes comentou que foi uma honra oferecer à comunidade sul mineira e ao campus tal homenagem. “É o reconhecimento de uma história de sucesso pelo que o instituto tem feito, em especial Machado, na questão agrícola. Sabemos da dedicação e do carinho de seus servidores em tudo que realizam”.

Reitor do IFSULDEMINAS discursa ao microfone.Para o reitor do IFSULDEMINAS, “os 60 anos são um marco na formação humana e cidadã, que começou com os cursos técnicos em Agropecuária e que culmina nos superiores, no ensino a distância, e até no mestrado profissional. Trata-se de uma das unidades mais consolidadas e coesas que temos na Rede Federal, por sua forma de trabalho e atuação voltadas ao desenvolvimento sustentável e ao arranjo produtivo. Tal reconhecimento mostra que o IFSULDEMINAS serve de modelo de gestão para outras instituições”.

Erivelto Angelo, presidente da Câmara e radialista da Estação Cultura FM, destacou que “antes de se envolver na emissora, que está no IF, não tinha dimensão do que representava o campus e a relação estreita que ele posui com a comunidade. O instituto participa da construção da história do município. É até difícil mensurar sua importância durante tantos anos”.

O diretor do Campus Machado junto a outras quatro autoridades segura a placa recebida em homenagem aos 60 anos.Para Julber Ferri, prefeito do município de Machado, “a cidade é privilegiada por ter a escola e por seu trabalho em desenvolver nossa região cafeeira. Devemos muito ao Instituto e esperamos amarrar cada vez mais parcerias em prol da população”.

O evento foi exibido ao vivo pela TV Assembleia para todo o estado de Minas e transmitido via internet. Um vídeo desenvolvido pelo campus foi mostrado, regastando um pouco da memória da instituição ao longo do tempo.

Após os pronunciamentos, foi realizada uma apresentação de saxofone alto pelo músico Tiago Veloso. Ele interpretou a composição de Alceu Valença (Anunciação) e de Almir Satter (Tocando em Frente).

Depoimento dos servidores

Foto com os servidores do Campus Machado na entrada da Assembleia de Minas. Para o professor Alexandre Tavares Ferreira, “a escola cresceu muito ao longo dos anos, com o empenho de dezenas de pessoas altamente capacitadas. É uma alegria participar deste momento”.

O técnico administrativo Vanderlei José Martins destacou que foi uma honra participar. “Passei 22 anos de minha vida nesta escola e foram bem vividos. Fico muito satisfeito com a data tão especial”.

O docente Vanderson Rabelo de Paula explicou que “é uma pessoa que deve muito à educação. Por isso, a defendo bem como a instituição na qual trabalho. Nossa escola evoluiu junto com nossa microrregião, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura”.

 “É muito importante participar dessa construção histórica. Isso só é possível graças às pessoas que doaram e doam parte de suas vidas com trabalho e dedicação. É um orgulho para a minha vida pessoal e profissional”, comentou Luciano Olinto Alves, chefe de gabinete e diretor da Fadema.

Para o coordenador de produção do campus, Nikolas Amaral, “é uma satisfação muito grande ver o quanto crescemos. Temos tradição junto à comunidade. Faço parte disso há apenas sete anos, mas sinto-me imensamente honrado”.

O ex-diretor, Walner José Mendes, destacou que “dos 60 anos, participei 41 como profissional". "Quando começamos, como escola de iniciação agrícola, tínhamos 37 vagas anuais, 260 alunos. Hoje passamos de três mil. Criamos muitas oportunidades na educação, para que os jovens pudessem ter um ensino de qualidade”, contou.

A coordenadora de extensão, Lidyane dos Santos Soares, lembrou que “a data retrata uma vida de muito trabalho". "É o reconhecimento da sociedade por tudo que foi feito em seis décadas”, comentou.

“É muito gratificante ver o reconhecimento do que foi construído com muito esforço. Vinte e nove anos desses 60 compartilhei de suas alegrias e desafios”, foram as palavras do coordenador de assistência ao educando, Sérgio Sant´ana de Almeida. 

Sobre a comemoração dos 60 anos do Campus Machado

No dia 3 de julho, o Campus Machado comemora 60 anos de atividade. Inicialmente como Escola de Iniciação Agrícola de Machado. Em 1964, foi intitulado Ginásio Agrícola. Já em 1978, passou a ser denominado Colégio Agrícola. Tornou-se Escola Agrotécnica Federal de Machado em 1979 e, finalmente, em 2008, com a fusão das escolas agrotécnicas de Inconfidentes e Muzambinho, passou a Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Machado. Na próxima segunda-feira, no Campus, haverá uma cerimônia para comemorar a data.   

Confira o vídeo de homenagem aos 60 anos do Campus Machado!

Confira mais fotos!

Texto e Fotos: Ascom - IFSULDEMINAS - Campus Machado 

Revisão: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página