Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Avaliação dos resumos
Início do conteúdo da página

Avaliação dos resumos

Os trabalhos submetidos à 13ª Jornada Científica e Tecnológica e 10º Simpósio da Pós- graduação do IFSULDEMINAS devem estar de acordo com as “Normas para envio de Resumos Expandidos”. O resumo que não estiver de acordo com as NORMAS PARA PUBLICAÇÃO será rejeitado antes mesmo de ser enviado aos avaliadores.

Neste caso, se ainda estiver dentro do prazo de recebimento de trabalhos, os autores podem adequar o manuscrito e realizar nova submissão.
O resumo deve ser enviado sem os dados de autoria e em formato PDF (.pdf) e será avaliado por especialista(s) da modalidade em que foi submetido, utilizando-se o processo de avaliação cega.

Os principais critérios avaliados são:

Relevância do tema: importância do assunto e as contribuições do trabalho para a área de conhecimento.
Qualidade técnico-científica: conceitos corretos, profundidade da abordagem teórica, rigor científico e citação de referências bibliográficas fundamentais para o tema.
Apresentação: clareza e objetividade do texto, correção gramatical e ortográfica e adequação às normas de formatação.
Estrutura: qualidade da estrutura lógica do trabalho, ou seja, a organização dos tópicos que o compõem.

 

TIPOS DE “DECISÃO” SOBRE O TRABALHO AVALIADO

O trabalho original poderá ser aprovado para publicação (ACEITO) – nesse caso, não será solicitada nenhuma alteração de conteúdo, mas será solicitado aos autores que enviem a versão final para ser disponibilizada ao público, ou seja, deverá ser usado obrigatoriamente o modelo com o cabeçalho do evento, deverão ser incluídos os dados de autoria (nome(s), função, filiação e E-mail) e o arquivo deve ser convertido para formato PDF (.pdf) antes de ser enviado.

O trabalho original poderá ser redirecionado para o autor pedindo correções (ALTERAÇÕES NECESSÁRIAS) – nesse caso, o avaliador apontará qual(is) é(são) a(s) correção(ões) que deverá(ão) ser feita(s) para que o(s) autor(es) possa(m) atendê-la(s). Após, além das alterações relacionadas ao conteúdo, os autores deverão enviar a versão corrigida usando o modelo com o cabeçalho do evento, deverão incluir os dados de autoria (nome(s), função, filiação e E-mail) e o arquivo deve ser convertido para formato PDF (.pdf) antes e ser enviado.

Caso as correções não sejam realizadas pelos autores, o trabalho será considerado inadequado para publicação (REJEITADO). O trabalho original poderá ser considerado inadequado para publicação (REJEITADO) – nesse caso, o avaliador e/ou diretor de modalidade deverá apresentar as justificativas que
embasam a rejeição do trabalho.

Fim do conteúdo da página